FAQ

Se essa FAQ não conseguir esclarecer suas dúvidas, por favor, entre em contato.

Trabalho com a criação de Identidade Visual para empresas. Meu foco principal é criar logotipos e material de papelaria corporativa como cartão de visita, timbrados, e outros.

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

O logotipo é uma peça, um elemento que representa uma entidade, serviço ou produto. Já a Identidade Visual são “os elementos” que representam visualmente a entidade, serviço ou produto. Esses elementos podem ser uniformes, envelopamento em frota, fachadas e muitos outros.

Eu enviarei um projeto contendo toda a defesa e argumentações necessárias para compreensão da marca. Você não receberá várias opções para escolha.

Primeira coisa a se fazer é o preenchimento correto do briefing. Esse briefing vai chegar até a mim e irei estudar um orçamento personalizado para você. Explicarei também quando eu posso começar o seu trabalho com prazos determinados. Meu orçamento é também um start para o trabalho, a partir do momento que você concorda com todos os tópicos do orçamento e efetua o pagamento da primeira parcela, entendo que o acordo está fechado entre as partes.

Sim. Sou Micro Empreendedor Individual cadastrado no CNPJ: 12.786.255/0001-00

O que é gestão de redes sociais?

Como o próprio nome sugere, gerir redes sociais significa monitorar o que você faz em cada um desses locais com o intuito de manter seus perfis sempre em ordem para alcançar seu objetivo que, na maioria das vezes, é atrair mais clientes para seu negócio.

A gestão de redes sociais é um conjunto de ações diárias que você faz em suas mídias para não apenas divulgar seu negócio, mas principalmente para aproximar e fidelizar os usuários. 

Essas ações vão desde a escolha da rede social na qual você criará um perfil até a análise de um conteúdo a ser publicado.

Isso significa que, fazer uma boa gestão de redes sociais é entender desde o princípio seu público e, principalmente, o motivo para interagir com as pessoas em um determinado canal de comunicação.

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

É muito importante saber monitorar bem suas mídias sociais. Isso porque elas são uma das principais ferramentas para  interagir com seu público.

Além disso, é também com elas que você abre espaço para que as pessoas conheçam melhor seu trabalho já que, como dissemos, é possível fazer das redes sociais uma vitrine para seu negócio. 

Você pode, por exemplo, divulgar melhor seus produtos ou serviços por meio de imagens, textos e até mesmo vídeos.

Porém, não faça de suas redes sociais apenas uma vitrine, falando sempre de seu negócio, porque isso pode gerar o desinteresse dos usuários com suas mídias. 

O ideal é você entregar 80% de conteúdo valioso para seus seguidores e apenas 20% sobre seu produto, marca ou serviço.

Outra vantagem de utilizar mais de uma rede social é que você abre vários canais de interação com os clientes além do SAC, o que pode facilitar sua comunicação. 

Isso é muito importante principalmente se você tem um negócio digital, porque você consegue humanizar e criar mais empatia entre os usuários e sua empresa.

Por último, a principal vantagem é se fazer conhecido. Um perfil comercial ativo nas redes sociais pode fazer com que pessoas que nunca ouviram falar de seu negócio conheçam-no, interajam com você e, quem sabe, até mesmo se tornem seus clientes.

Porém, com tantas redes disponíveis, você deve estar se perguntando:

É mesmo possível criar tantos perfis e ser não apenas ativo em todos eles, mas principalmente interagir com todos os usuários?

É claro que conseguir organizar tantos canais é uma tarefa que pode ser difícil, ainda mais se não houver um planejamento. 

Mas, é para isso que existe a gestão de redes sociais, e você pode sim se comunicar com seus clientes em potencial nos canais que quiser.

(vídeo gestão de mídias sociais)

Em quais redes sociais é importante estar presente?

Antes de partir para a mão na massa e montar o plano de gestão de mídias sociais, é necessário entender quais são as melhores redes sociais para o seu negócio.

Aqui está uma breve visão geral das principais mídias sociais e quais benefícios eles podem oferecer:

Facebook

O Facebook possui mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais no mundo. No Brasil, são cerca de 129 milhões de usuários e o principal diferencial dessa rede social é o público extremamente diverso, sendo a rede ideal para quase todo tipo de negócio.

Instagram

O Instagram também é um ótimo canal para negócios apostarem em conteúdo visual. O público do Instagram tende a ser mais jovem e quem quer ter uma presença significativa na rede social, precisa explorar todos os seus recursos, inclusive Stories e IGTV.

YouTube

Além de ser a rede social de vídeos mais conhecida do mundo, é também é segundo maior mecanismo de busca, perdendo somente para o seu dono: Google. Então, nem precisa dizer é uma ótima plataforma para apostar com força, não é mesmo?

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social do mundo para profissionais, e é ideal para pessoas que possuem negócios no modelo B2B. Para negócio B2C, é possível criar uma estratégia de acordo com tipo de empresa, setor ou cargo.

Pinterest

O Pinterest é outra ótima rede social para compartilhar conteúdo visual. É praticamente obrigatória para quem trabalha com artesanato, fitness, moda, reformas, etc.

Como trabalhar com gestão de redes sociais?

Até agora, você já sabe que é muito importante interagir com seu público e que ele se encontra em diversas redes sociais. 

Você percebeu também que é preciso estar presente em mídias diferentes para conseguir se comunicar melhor com quem pesquisa sobre seus produtos. 

A partir de agora, vamos te ajudar a entender como você pode fazer uma gestão de redes sociais desde o planejamento até a prática.

1. Conheça bem sua audiência

Antes mesmo de escolher em qual canal de comunicação criar um perfil, você precisa pesquisar bem quem é seu cliente em potencial para estar ativo onde essas pessoas estiverem.

Para isso, você tem que ter bem definido, desde o início, quem é sua persona, ou seja, o público para quem você falará.

Tente entender seus hábitos de compra, seus gostos pessoais, suas dores e, principalmente, quais são as redes sociais mais usadas por essas pessoas. É provável que você tenha mais de uma persona para seu negócio, e isso não é um problema.

O que você precisa ter em mente é que você deve estar presente onde esse público estiver, por isso, nunca comece uma estratégia sem antes ter bem definido para quem você fará aquela ação.

Porém, depois de saber para que você falará e entender quais redes você usará, não basta apenas criar um perfil em cada uma delas e acreditar que a comunicação fluirá facilmente. 

Você precisa desenvolver um bom trabalho de divulgação nesses canais, e isso exige planejamento.

 

Não tem um valor fechado, tudo vai depender do tipo de serviço que será realizado e principalmente de sua complexidade.

Não, o pagamento deve ser feito da seguinte forma, 50% no aceite para começar e 50% após aprovação final. A partir do momento que você aprova o trabalho, a segunda parcela do acordo deve ser quitada e somente depois será enviado os arquivos.

Você pode pagar em mãos ou transferência bancária. Você também pode pagar com cartão de crédito via Pagseguro  boleto sob consulta.

A partir dos 50% iniciais eu dou start no projeto realizando as pesquisas necessárias e pertinentes ao seu projeto.

O prazo vai depender muito do projeto a ser executado, mas em média dura 30 dias.

.AI (Illustrator), .cdr (Corel Draw), jpg, png e pdf.

Sim, mas isso vai depender de alguns fatores. As vezes os seus arquivos podem não serem compatíveis com os meus softwares.